Friday, April 13, 2012

SARDINHA

Estas imagens de cardumes de sardinhas, são realmente impressionantes, são as maravilhas da natureza que nos agracia com imagens impressionantes da vida animal (Por Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)


---------------------------

As sardinhas são peixes da família Clupeidae, aparentado com os arenques. Geralmente de pequenas dimensões, caracterizam-se por possuírem apenas uma barbatana dorsal sem espinhos, ausência de espinhos na barbatana anal, caudal bifurcada e boca sem dentes e de maxila curta, com as escamas ventrais em forma de escudo. O nome sardinha vem da ilha sardenha , onde um dia já foram abundante.
SARDINHA (Sardinella janeiro)

Características- pequeno peixe de escamas, de coloração prateada. V ive no máximo 4 anos. Sua carne tem três destinos diferentes: uma parte é comercializada fresca, outra é destinada à indústria de enlatados e outra para a fabricação de farinha de peixe. É importante para a economia pesqueira das regiões Sudeste e Sul onde se localiza a totalidade da indústria conserveira. Pode atingir 25 cm de comprimento.
sardinha
Habitat- pelágico costeiro de águas rasas. Pode-se encontrar também em estuários e lagoas.
Ocorrência- todo o litoral brasileiro.
Hábitos- forma grandes e compactos cardumes junto à superfície.
Alimentação- quando juvenis alimentam-se de fitoplâncton e, quando adultos, de microrganismos (zooplâncton).
Reprodução- inicia o processo de maturação em seu primeiro ano de vida com 16 a 17 cm de comprimento. A desova ocorre em três áreas distintas do Sudeste e Sul do Brasil entre novembro e fevereiro.
Predadores naturais- peixes carnívoros maiores e aves marinhas.
Ameaças - seus estoques tem diminuído devido, principalmente à pesca predatória. A poluição e destruição do habitat também são grandes ameaças à espécie.

FONTE:
www.vivaterra.org.br/peixes_salgada_6.htm

No comments:

Post a Comment