Saturday, July 19, 2014

COGUMELO GIGANTE - ESCRIBA VALDEMIR

Um cogumelo gigantesco que ocupa área equivalente a 47 estádios do Maracanã

Ele cobre (880 hectares da Floresta Nacional de Malheur, no leste do Oregon. ostoyae Armillaria, popularmente conhecido como o cogumelo de mel, começou a partir de um único esporo microscópico. O fungo gigante se estende por 5,6 quilômetros. A descoberta veio depois que Catherine Parks, uma cientista da Estação de Pesquisa do Pacífico Noroeste, em La Grande, Oregon, em 1998, após uma grande mortandade de árvore que começava com a  podridão das raízes, no leste da floresta de Prairie City. 
“Eles são comestíveis, mas não  tem o melhor gosto”, disse Tina Dreisbach, uma botânica e micóloga do Serviço Florestal dos EUA em Corvallis, Oregon. “Eu iria colocar muita manteiga e alho sobre eles.”  Antes, em 1992, um outro cogumelo da espécie ostoyae Armillaria foi encontrado em estado de Washington, abrangendo uma área de 1.500 hectares, perto de Mount Adams, tornando-se o maior organismo conhecido na época.
Como é possível um único fungo ficar tão grande? Os cientistas que estudam esta espécie de fungo, postularam que o enorme tamanho pode ser uma função do clima seco no leste de Oregon. Os esporos têm dificuldade em estabelecer novos organismos, abrindo espaço para os veteranos se espalharem. Sem a concorrência de outros espécimes o Armillaria tem sido capaz de crescer e se espalhar sem controle. Os cientistas querem aprender a controlar o Armillaria porque ele está matando as árvores, apesar disso, os cientistas querem perceber o propósito desse cogumelo na natureza para os próximos milhões de anos.


Veja mais em: http://climatologiageografica.com/um-cogumelo-gigantesco-que-ocupa-area-equivalente-a-47-estadios-do-maracana/#ixzz37urBNnLx

No comments:

Post a Comment