No fórum de discussão do meu Curso de Biologia, a professora Monalisa trouxe à tona este artigo que aborda a questão do uso correto de termos biológicos. Sempre percebi que o estudo de Biologia necessita de um dicionário à parte para tratar dos termos próprios usados pelos biólogos. (Valdemr Mota de Menezes, o Escriba)
----------------------------------------Utilização correta de termos biológicos
Texto: Dissonâncias conceituais
Felipe A. P. L. Costa (*) Biólogo (meiterer@hotmail.com), autor do livro Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas (2003).
La Insignia . Brasil, abril de 2004.
Matéria publicada pela Agência Estado (AE) - 'Guia mostra 273 espécies de pássaros na metrópole' - repetiu, já na manchete, um erro (grosseiro) muito comum na mídia brasileira: empregar a palavra 'pássaro', quando o correto seria 'ave'. Uma chamada ilustrada, acompanhando a foto de uma ave de rapina, insistia no erro: 'Pássaros colonizam a cidade'. Nas palavras do repórter:
Hoje, São Paulo abriga 273 espécies de pássaros, que podem ser vistos nos bairros e parques mais arborizados e nos arredores das reservas florestais. O bem-te-vi, o periquito e o sabiá-laranjeira são as espécies mais comuns.
Há mais de um problema nesse parágrafo, mas vamos focar na questão inicial: o objetivo da matéria era chamar a atenção do leitor para a publicação de um guia das aves (e não só dos pássaros) encontradas na cidade de SP. O título do livro? Simples: 'Guia de campo: Aves da Grande São Paulo'. O repórter e/ou o editor, pelo jeito, brincaram com as palavras como se elas fossem sinônimos, e não são.
Jornalistas não gostam de ser criticados ou corrigidos, muito menos em público, nem mesmo quando escrevem bobagens e erram. A situação torna-se particularmente irritante (do ponto de vista do jornalista) quando o puxão de orelha parte de um, digamos, 'acadêmico' - nesse caso, é comum ouvir do repórter que a matéria na qual ele está trabalhando não será lida apenas por especialistas e coisa & tal.
Em todo caso, é absolutamente incomum ver algum graúdo da mídia brasileira reconhecer e simplesmente pedir desculpas em público por erros (grosseiros) cometidos; ao contrário, há sempre uma desculpa esfarrapada para as maiores barbeiragens ditas ou escritas. (Na transmissão de eventos esportivos, então, a tragédia quase sempre vira comédia...) Como todos (ou quase todos) os profissionais agem assim, a verdade sobre os fatos, inclusive em torno das questões mais polêmicas, torna-se apenas o resultado de uma disputa na base do grito: a 'verdade' é o berro de quem grita mais alto, em meio a uma gritaria generalizada. Sem critérios ou parâmetros rigorosos, a coisa toda descamba; assim, dependendo do jornal ou da emissora, chegamos a ouvir versões e comentários diametralmente opostos para um mesmo evento.
Muitos desses erros e mal-entendidos, é bom que se diga, vão parar onde não deviam: nas páginas de nossos livros didáticos de Ciências e Biologia.
Como biólogos, precisamos conhecer o significado e quando empregar um determinado termo biológico. Nesta atividade a proposta é que cada aluno escolha um termo que frequentemente é empregado erroneamente e explique o seu verdadeiro significado, dando uma frase como exemplo de utilização correta do termo escolhido.
No que segue abaixo, aproveito o gancho e listo 12 pares de termos que habitualmente são utilizados de modo inapropriado na mídia. (Alguns, inclusive, aparecem na referida matéria da AE.)
Aí vai a lista (apenas como exemplos, pois poderão ser utilizados termos diferentes):
Ambiente ou hábitat?Ave ou pássaro? Biodiversidade ou natureza? Bioma ou ecossistema? Camuflagem ou mimetismo? Cobra ou serpente? Comunidade ou sociedade? Conservação ou preservação? Especiação ou evolução? Peçonha ou veneno? População ou espécie? Selvagem ou silvestre?
Ex. Ave: é um nome que se aplica indistintamente a todos os integrantes da Classe aves (vertebrados que possuem o corpo coberto de penas), da qual faz parte a Ordem passeriformes, cujos membros são chamados de pássaros, passarinhos ou aves canoras.
Frase:Cerca de metade das 9 mil espécies conhecidas de aves são pássaros.
No comments:
Post a Comment