Wednesday, March 7, 2012

ARTROPODES

No meu sítio, eu vivo próximo a muitos artrópodes. Na área da casa mora uma aranha muito grande, ainda não identifiquei a espécie, mas gosto de contempla a beleza destas criaturas. Agora no verão deste ano de 2012 surgiram muitos artropodes conhecidos vulgarmente como GONGOS. Quem não gosta deles é minha mulher. (Texto de Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)

Artrópodes



Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem próximo dos nossos pés. A maioria desses seres é formada por animais artrópodes.

Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 70% das espécies animais conhecidas.



Características gerais dos artrópodes



A principal característica que diferencia os astrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Foi essa característica que deu o nome ao grupo, pois a expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação", e podos, "patas".
FONTE:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php
































No comments:

Post a Comment