Friday, May 11, 2012

CLONAGEM HUMANA

Clonagem Humana
(Texto disponível no site NetProf da Porto Editora)

A clonagem há muito que é aplicada nas plantas, mais recentemente em animais, e chegou agora a vez do homem se clonar a si próprio. O que aflige a comunidade científica, não parece ser o fato em si, apenas a pouca eficácia dos métodos disponíveis.
O pai da "Dolly" Ian Wilmut ( Instituto de Roslin de Edimburgo) e o especialista na clonagem de ratos Rudolf Jaenisch do Instituto Whitehead de Pesquisas Biomédicas, situado em Crambrigde ( Massachustetts), afirmaram recentemente na prestigiada revista Science, que se forem aplicadas as técnicas disponíveis de clonagem, as raras crianças que sobreviverem terão fatalmente malformações, tais como insuficiências respiratórias e imunológicas, problemas cardiovasculares, malformações renais e deficiências mentais. Esta tem sido a regra nos mamíferos clonados, e nada indica que nos seres humanos seja diferente.
A técnica humana, com fins "reprodutivos" ou "terapêuticos" ultrapassou desta forma a fase das especulações científicas, e em breve será uma realidade: não faltam candidatos para realizarem as primeiras experiências. O desejo de fama sobrepõe-se á análise das conseqüências que delas possam resultar.

Especificidades na Clonagem Humana.

1- A clonagem que já faz com relativo êxito em ovelhas, ratos, vacas, cabras e carneiros seguem sempre a mesma técnica: extrair-se o núcleo de uma célula de um animal adulto, que contenha o genoma completo, e introduz-se num óvulo em que previamente tenha sido extraído o seu núcleo. O embrião resultante é geneticamente idêntico ao do adulto original, sendo, implantado alguns dias depois no útero da fêmea que o irá gerar.
2- Quando o núcleo se transfere para um óvulo, o seu padrão de atividade genética tem que reprogramar-se para adotar o padrão típico de um embrião. A reprogramação é um processo bastante natural. As células que no curso normal da vida dão lugar a óvulos e a espermatozóides executam esta reprogramação sem nenhum problema, e sem pressas. Dura vários meses nas células masculinas e vários anos nas femininas. Na clonagem de um mamífero, o processo de reprogramação é drasticamente reduzido há apenas alguns minutos, ou escassas horas. Talvez por este motivo o processo falha com grande freqüência e o embrião morre. O pior é, contudo quando o processo falha parcialmente e o embrião sobrevive. O ser que é gerado surge com deficiências.

No comments:

Post a Comment