Wednesday, February 5, 2014

HERANÇA GENÉTICA


Valdemir Mota de Menezes

Entenda como a herança genética passa de pai para filho

Características físicas e psicológicas dos filhos podem sofrer influência genética e também ambiental Foto: Shutterstock
Características físicas e psicológicas dos filhos podem sofrer influência genética e também ambiental
Foto: Shutterstock
Soa como uma melodia de Bach quando, ainda na maternidade, o novo papai ouve: "é a sua cara". Por isso, muitos criam expectativa e até ficam ansiosos para ver a carinha do recém-chegado bebê, à espera de um traço que marque sua continuidade no mundo. A verdade, porém, é que ter queixo, cor do cabelo e formato dos olhos parecidos é resultado da herança biológica carregada no DNA dos filhos que, nem sempre, puxam o pai ou a mãe, mas membros de toda uma família.


A ciência explica isso a partir dos genes, responsáveis por codificar instruções que definem os traços do bebê. Como uma loteria, a transmissão de características físicas dependerá da combinação dos genes. "Existem mais de 200 genes transmitidos de geração em geração. Neste grupo, há dominantes, traços que se manifestam com mais força, e recessivos, características que não se manifestam", explica Gregory Ferraz, biólogo e mestrando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Assim, é possível entender, por exemplo, a predominância da cor dos olhos castanhos do pai, ante os azuis da mãe. Se o gene da cor castanho recebido do pai é o dominante, a cor azul ficará "esquecida". Para que tenha olhos azuis, dado que o gene é recessivo, é necessário que não só o pai, mas o casal tenha o gene dos olhos azuis e que no cruzamento seja capturado este gene de ambos.


Contudo, cada criança tem uma combinação única de traços. Desta maneira, alguns irão lembrar mais o pai, outros, a mãe. Além disso, nascem crianças com uma nova combinação de genes, deixando os traços familiares de lado. Por isso, nada de ficar inseguro se a criança for diferente das características do casal.


É curioso e pouca gente sabe que, mesmo com todos os traços transmitidos via DNA, o ambiente também interfere nas características físicas de uma criança. "Enquanto os genes de uma pessoa podem especificar certa cor de cabelo, a exposição à luz solar pode mudá-la", afirma Gregory.


Personalidade

Além das características físicas, algumas crianças também puxam a personalidade dos pais. Porém, as mudanças que ocorrem durante a vida e o ambiente em que essas crianças são criadas também interferem em sua conduta.


"O comportamento pode ser definido como conjunto de atitudes e reações do indivíduo, determinadas por fatores genéticos e também ambientais", explica Marta Wey Vieira, médica geneticista clínica e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).


Isso significa que a personalidade, complexa, é influenciada por poligenes - genes que intervêm em aspectos quantitativos -, além de acontecimentos externos - sorte, acaso e destino. "Comportamentos, de maneira geral, são influenciados não por um, mas por muitos genes diferentes, o que aumenta ainda mais sua complexidade."

CONSENSUS DOMAINE DE LA SPÉCULATION

Valdemir Mota de Menezes

Quand je lis quelque chose sur les scientifiques croient ... sont convaincus que ... est susceptible de ... il est évident que ... Il ya un consensus général que ... Ce genre de langage nous conduit à une seule conclusion. Je ne sais pas et ne peut prouver que les scientifiques utilisent ces termes qui naviguent encore le domaine de la spéculation. Dans le domaine de la génétique a fait de grands progrès, mais nous sommes encore qu'à ses balbutiements. La grande icône de la théorie de l'évolution, Charles Darwin si l'avait toute notion de cellules. Qu'est-ce que la personnalité caractéristiques et psychologique sont transmis à la descendance est encore une grande inconnue.

CONSENSO DOS CIENTISTAS

CONSENSO DOS CIENTISTAS

Por Valdemir Mota de Menezes

Quando leio algo sobre os cientistas acreditam que... estão convencidos que... é provável que... há indícios que... há um consenso geral que... Este tipo de linguagem nos remete a uma só conclusão. Não sabem, nem podem provar, cientistas que usam estes termos querem dizer que ainda navegam no campo da especulação. No campo da genética já avançamos muito, mas ainda estamos apenas dando os primeiros passos. O grande ícone da Teoria da Evolução, Charles Daarwin se quer tinha qualquer noção sobre células. Quais caracteristicas de personalidade e psicologica são transmitidas aos descendentes é ainda uma grande incógnita.