Wednesday, February 29, 2012

BIOLOGY CLASSROOM

BIOLOGY CLASSROOM
Having reflected on the modern world and see with sadness that we are paying a high price by modernity and urban life. People are born, grow and die without having the least contact with nature, there are very few eco-tours and contact with raw nature, wild, natural is increasingly distant.

I am passionate about biodiversity, I am impressed with the world and the kingdoms of minerals, plants and animals. All weekend I'm at a site in Itariri where I have my private laboratory of biodiversity, there planted flowers, fruit trees, create several species of animals and birds. As a biology teacher would like to bring students of nature, so they had the most rewarding experiences simple as planting a bean seed and monitor their development. Experiment and reports on the behavior of animals through observation of students who can contemplate the development of a living being. (Text of Professor Valdemir Mota de Menezes)

BIOLOGIA EM SALA DE AULA

Tendo refletido sobre o mundo moderno e veja com tristeza, que estamos pagando um preço muito caro pela modernidade e a vida urbana. As pessoas estão nascendo, crescendo e morrendo sem ter o mínimo contato com a natureza, raros são os passeios ecológicos e o contato com a natureza bruta, selvagem, natural é cada vez mais distante.

Sou apaixonado pela biodiversidade, fico impressionado com o mundo e os reinos minerais, vegetais e animais. Todos os fins de semana estou em um sítio em Itariri, onde possuo o meu laboratório particular de biodiversidade, ali plantou flores, árvores frutíferas, crio várias espécies de animais e aves. Como professor de Biologia gostaria de aproximar os alunos da natureza, fazendo com que eles tivessem experiências simples mais gratificantes como plantar um grão de feijão e acompanhar seu desenvolvimento. Fazer experiências e relatórios sobre o comportamentos dos animais através da observação dos alunos que podem contemplar o desenvolvimento de um ser vivo. (Texto do professor Valdemir Mota de Menezes)

PROFESSOR DE BIOLOGIA

O que vocês modificariam na forma de ensinar para que a interação professor aluno fosse maior ?

Acho que tudo o que desperte curiosidade nos alunos é válido. A grande dificuldade que temos como docentes é quebrar a casca do ovo que esconde o gênio inventivo que existe em cada aluno. Despertar a curiosidade em investigar, experimentar, descobrir é que é a chave do conhecimento. Procurar incentivá-lo a criar um animal de estimação e cuidar uma planta seria um dos caminhos que trilharia para despertar nos alunos interesse em Biologia. Durante o ano letivo, o aluno iria periodicamente fazer um relatório como se fosse um Diário daquele ser vivo.(Por: Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)